A VERCOOPE, que no passado mês de outubro celebrou 54 anos de existência, segue a cimentar o seu plano de internacionalização dos seus vinhos verdes, apostando agora em mercados do Sudoeste Asiático como Hong Kong, Taiwan e Vietname, e mercados da América do Sul e Central como a Colômbia, México e Peru.
“As exportações representam atualmente 30% do nosso negócio e continua a tendência de crescimento.” Quem afirma é Casimiro Alves, presidente de administração” desta União de Adegas Cooperativas, que juntas reúnem mais de quatro mil produtores da Região dos Vinhos Verdes.
“Já temos no momento uma posição bastante consolidada na UE, na Noruega, nos EUA, no Brasil, na Rússia e no Japão. Retomámos ao mercado de Angola que esteve em pausa, durante algum tempo, devido à conjuntura económica, mas estamos também a arrancar com novos mercados de outras latitudes na América do Sul e Central e no Sudeste Asiático. A procura de vinhos verdes é cada vez mais global, claro que mais nuns países do que noutros e por isso temos de prosseguir. Acrescenta ainda Casimiro Alves que vê já a VERCOOPE presente em mais de 30 países nos 5 continentes.
Esta União de Adegas, detentora da exigente certificação internacional ISF Food com High Level, tem encarado a melhoria da qualidade nos seus produtos e processos de uma forma muito séria com impacto no crescimento de vendas, na aceitação por parte dos consumidores, entrada em novos mercados e mais de 100 prémios conquistados num curto espaço de tempo.
“Temos crescido de ano para ano e o nosso compromisso é oferecer cada vez melhores vinhos ao mercado mas com quantidades que permitem satisfazer todos os nossos clientes não só em Portugal mas também em todo o mundo”, salienta Casimiro Alves.
A VERCOOPE, com uma produção anual que este ano vai superar as 8 milhões de garrafas de vinho verde, assume-se como um dos maiores produtores da região e líder em diversos segmentos.
É de facto uma evidência que já há muito que deixou de ser apenas um produtor de volume, passando a ser, acima de tudo, um produtor de vinhos verdes de qualidade superior acessíveis aos consumidores.
“Depois de um percurso ano após ano de excelência e consistência do nosso VIA LATINA Alvarinho, também o sucesso dos nossos espumantes de vinho verde foi já consolidado. Este ano lançámos com as marcas TERRAS DE FELGUEIRAS E PAVÃO, dois vinhos verdes Grande Escolha e um monocasta Arinto, sendo que novidades de vinhos de segmentos superiores estarão para surgir em 2019”, avançou Casimiro Alves.
Marcas como VIA LATINA, TERRAS DE FELGUEIRAS, PAVÃO e URBE AUGUSTA são já bastante conhecidas por consumidores e especialistas dentro e fora do país, conquistando o reconhecimento por parte do público como sendo vinhos de excelente qualidade a preços justos.