Revelou-se de facto um desafio gigante. Para implementar uma nova marca, com a necessidade de comunicar um novo posicionamento e uma nova oferta, num mercado por si só extremamente dinâmico e com uma oferta bastante consolidada, era necessária uma estratégia diferenciadora.
Por isso, todo o portefólio de produtos foi reestruturado, foi desenvolvida uma nova imagem, utilizando uma forte conjugação de cores que revelam as 13 diferentes gamas da marca, de forma a facilitar a comunicação da abrangência da marca, revelando uma oferta mais completa e adequada às necessidades do mercado.
Neste momento, o saldo é muito positivo e, apenas um ano após o lançamento de SECILTEK, foram já atingidos níveis de notoriedade de marca extremamente altos, que resultam de uma forte campanha de publicidade e de um consistente plano de divulgação técnica e comercial, realizado em conjunto com os clientes.
Ao longo deste período a marca foi dando a conhecer ao mercado a família SECILTEK, criando laços com os clientes, aplicadores e prescritores, e essa ligação, fruto de uma proximidade quase diária, deixa excelentes perspetivas para um sucesso de crescimento em parceria para os próximos tempos.
Os sistemas ETICS são a forma mais usual de isolar termicamente os edifícios, de serviços ou habitacionais, na obra nova ou mesmo na reabilitação.
Os aspetos a ter em conta na escolha do material isolante são:
economia, valência térmica e acústica, sustentabilidade ambiental e segurança contra incêndios. Assim, apresentamos o sistema ISOVIT Clássico (poliestireno expandido), ISOVIT KI (lã mineral) e ISOVIT Cork (aglomerado de cortiça expandida) da marca SECILTEK.
O sistema ISOVIT Cork apresenta‑se como um sistema de excelência distinto sob todos os pontos de vista, acumulando vantagens indiscutíveis quando o critério de seleção é a sustentabilidade das soluções e a salubridade das construções.
Os painéis isolantes em aglomerado de cortiça expandida ICB conferem o isolamento térmico e acústico adequado, além de garantirem uma excelente permeabilidade ao vapor de água, tratando-se de um produto 100% natural.
Mas a excelência reclamada por este sistema ETICS surge da associação deste nobre material – a cortiça – com outro não menos merecedor de destaque, pelas importantes características que acrescenta - a Cal Hidráulica Natural (NHL). Este material de produção nacional, tal como a cortiça, é o ligante de base para as argamassas constituintes do sistema ISOVIT Cork.
O sistema ISOVIT Clássico apesar de ser a opção mais económica, garante um desempenho térmico muito eficaz decorrente da utilização de painéis em EPS. Os acabamentos finais são obtidos através de barramento com o produto ISOVIT REV (acabamento acrílico decorativo), que se apresenta nas texturas fina e média e numa vasta paleta de cores, conferindo até a possibilidade de afinações.
Quando aumenta o nível de exigência técnica de um sistema ETICS a utilizar numa determinada fachada, pretendendo-se os mesmos acabamentos de um sistema convencional, então a seleção mais óbvia é o ISOVIT KI.
Este sistema difere do ISOVIT Clássico apenas pelo tipo de painel isolante que, neste caso, passa a recorrer à lã mineral em painel rígido. Com este painel, o sistema ISOVIT KI adquire características singulares de resistência ao fogo, sendo adequado para aplicar em fachadas em altura superior a 28 metros. Além disso, tem um excelente desempenho acústico e uma elevada fiabilidade, dado que estes painéis exibem uma excelente estabilidade dimensional.
Em qualquer dos sistemas deve seguir‑se uma metodologia de aplicação correta, sendo fundamental conhecer toda a documentação técnica associada, particularmente as fichas técnicas dos produtos e as Aprovações Técnicas Europeias (ETA) dos sistemas.
No último século, a escolha para a construção de paredes em Portugal passou pela alvenaria de pedra, betão armado, parede simples, parede dupla com tijolo ou bloco, parede simples com isolamento térmico e até por soluções que passam pelo aproveitamento de estruturas metálicas prefabricadas. Na SECILTEK, a tecnologia tem acompanhado esta evolução graças ao conhecimento adquirido ao longo de mais de 125 anos de história.
Em obras de reabilitação de paredes de alvenaria de pedra, a utilização de argamassas à base de Cal Hidráulica Natura (NHL) permite manter a compatibilidade química, mecânica e física com os suportes. Mesmo com as limitações arquitetónicas que estes edifícios impõem, já é possível incrementar o conforto térmico e acústico com argamassas que incorporam granulado de cortiça – ECOCORK LIME – ou granulado reciclado de poliestireno expandido – ISODUR ONE.
O ISODUR ONE, argamassa térmica com desempenho melhorado, apresenta algumas vantagens face à aplicação de sistemas ETICS (Sistema Compósito de Isolamento Térmico pelo Exterior). Aliado à sua performance térmica ostenta uma elevada resistência mecânica ao impacto e flexibilidade, e adapta‑se a qualquer forma arquitetónica.
O elevado rendimento, rapidez e facilidade de aplicação, por projeção mecânica, são também uma mais‑valia na escolha desta solução. A elevada permeabilidade ao vapor de água contribui para diminuir largamente o risco de ocorrência de condensações, sendo um fator determinante na melhoria das condições do interior das habitações. Para além do mais, a aplicação contínua e a estabilidade mecânica e dimensional permitem uma versatilidade de acabamentos ímpar, desde areado a acabamento liso. Por tudo isto e face à experiência acumulada de 10 anos de mercado, o ISODUR ONE é, atualmente, o produto líder em argamassas térmicas.