O nosso objetivo sempre foi apostar em I&D e em formação aos clientes. Temos desenvolvido imensas capacidades dinâmicas que nos permitem antecipar e enfrentar os desafios futuros. Procuramos incansavelmente ter foco na apreensão dessas oportunidades identificadas nas necessidades das megacidades, nas tendências da construção em altura e de prolongar a vida útil de edifícios.
Disponibilizamos generalizadamente soluções fiáveis, inovadoras, sustentáveis e duradouras nos diversos sectores em que atuamos, que incluem também acabamentos de edifícios, aditivos para betão, sistemas para coberturas, impermeabilizações, pavimentos e reabilitação. Esta abrangência de variadíssimas soluções de elevado desempenho para esses mercados dá-nos uma vantagem muito sólida na resolução dos problemas de todos os intervenientes do processo construtivo e em todo o espectro dos edifícios e construções em geral. O mercado valoriza muito esses atributos e a busca constante de novos níveis de excelência das nossas soluções.
A Sika tem uma história de sucesso de inovação alicerçada muito nas soluções desenvolvidas para o mercado automóvel (50% dos carros no mundo usam componentes Sika e 30% da insonorização automóvel deve-se à Sika). Isso inspira muito o lançamento de novas tecnologias para a construção, visível nas mais de 300 novas patentes registadas nos últimos cinco anos e em inovadores avanços como a impressão 3D de betão, as soluções SikaProof para impermeabilização, os novos adesivos Powerflex para colagem e montagem de veículos leves e barcos de recreio.
A estratégia corporativa “Mais valor, menos impacto” tem um âmbito muito abrangente e reflete o compromisso da Sika em seis vetores com metas bem definidas até 2023. A Sika persegue um foco constante em soluções sustentáveis (mais duráveis e mais eficientes), em obter um bom desempenho climático, criar envolvimento com a comunidade, poupar energia, resíduos e água e em assegurar segurança ocupacional dos colaboradores. Em suma, obrigamo‑nos a maximizar o valor das nossas soluções e contribuições para todos os stakeholders, minimizando simultaneamente os riscos e o consumo de recursos associados à entrega de valor.
“Para todas as zonas da sua casa, 100 Soluções Sika®” é um conceito inovador de marketing que criámos em Portugal há três anos, com foco no canal distribuição, do qual fazem parte as insígnias das grandes superfícies de bricolagem e os revendedores de soluções para a construção. Foi criado para criar elevada utilidade aos seus utilizadores. Baseia-se em problemas de construção de qualquer cliente (seja de que segmento for), dando facilmente uma solução para o seu problema. Materializa-se numa webapp online que funciona em qualquer dispositivo móvel, presente também em contexto offline através de um expositor que replica o conceito em 350 pontos nacionais de revenda da marca Sika. Em 2019, foi o segundo site com mais utilizadores no universo digital Sika e, hoje em dia, é uma referência de utilidade no universo global digital para os clientes nacionais que procuram rapidez, clareza e eficácia para as respostas aos seus problemas.
Adquirimos há um ano a PAREX, um grande player presente em 23 países e com 30 fábricas em todos os continentes. Ficámos assim muito fortes, quer em argamassas para ETICS (isolamento térmico exterior) quer cimentos‑cola, argamassas bastardas e de acabamento interior, sendo que já dominávamos o âmbito das argamassas para impermeabilização e de regeneração de betão. O mercado-alvo building finishing é um dos negócios com maior volume na Sika, com 8% de quota de mercado a nível global. Distingue-nos uma grande capacidade de fornecimento e uma ótima relação preço-benefício para clientes profissionais e não profissionais, porque apostamos maioritariamente em soluções de desempenho superior com utilidade excecional para os seus utilizadores.