Torne-se assinante
Expresso
Economia
Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

Contas públicas, turismo e habitação: o dia económico num minuto

27 setembro 2021
Partilhar
Facebook Twitter Email Facebook

Bom dia.


O país foi a votos, mas a economia não descansa. Esta segunda-feira teremos novos elementos sobre as contas públicas até agosto e sobre a avaliação bancária da habitação. E teremos também uma reflexão sobre a crise daquele que foi nos últimos anos um dos motores do nosso crescimento económico: hoje é o Dia Mundial do Turismo.

DOC.20210429.31380293.MANUEL+DE+ALMEIDA_184.JPG


Novos dados da execução orçamental


A Direção-Geral do Orçamento (DGO) deverá publicar esta segunda-feira a mais recente síntese de execução orçamental, com os dados das contas públicas relativos ao mês de agosto. Na anterior síntese, relativa a julho, a DGO havia revelado um défice das administrações públicas de 6,84 mil milhões de euros nos primeiros sete meses do ano, com uma melhoria de 1,63 mil milhões face ao mesmo período do ano passado.


Dia Mundial do Turismo


O dia 27 de setembro é o Dia Mundial do Turismo, ocasião para a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) realizar a conferência “Retomar o crescimento”. Entre os convidados estão a presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, e o presidente do BCP, Miguel Maya. Uma reflexão que ocorre depois de um verão que já animou o sector, mas não chegou para tranquilizar as empresas desta fileira, perante uma crise que ainda não terminou.


Avaliação bancária da habitação


O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica esta segunda-feira o mais recente inquérito à avaliação bancária na habitação, com dados relativos a agosto. Em julho a média da avaliação da habitação pelos bancos voltou a subir, fixando-se num novo recorde de 1.221 euros por metro quadrado, mas o mercado imobiliário olhou para a evolução com cautela.


Autoeuropa volta a parar


Os problemas na cadeia logística da indústria automóvel ditam uma nova paragem da fábrica portuguesa da Volkswagen. A Autoeuropa inicia esta segunda-feira mais uma paralisação, que se estende por uma semana. A unidade de Palmela retoma a laboração a 6 de outubro. A empresa já admitiu que pretender recorrer ao programa de apoio à atividade económica.



NOTÍCIAS E HISTÓRIAS QUE NÃO DEVE PERDER:


- Minuto Consumidor: O que compensa mais, renting ou leasing?


- Axpo considera Portugal um mercado “muito interessante” para contratos de energia de longo prazo


- Preço da luz e fim da interruptibilidade ameaçam indústria cimenteira nacional


- Sindicatos tentam convencer trabalhadores do BCP e Santander a aderir à greve


- Governo estuda alterações à lei das plataformas TVDE


Ficamos por aqui e desejamos-lhe um ótimo início de semana. Não deixe de acompanhar o essencial da atualidade económica na nossa edição digital.

Partilhar o Expresso
Facebook Twitter Email Facebook
 
 

O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo.

Gerir newsletters
Política de privacidade
Estatuto editorial do Expresso

Para deixar de receber todas as newsletters do Expresso clique aqui

Edifício Impresa - Rua Calvet de Magalhães, 242 2770-022 Paço de Arcos - Portugal