Torne-se assinante
Curto
João Silvestre

João Silvestre

Editor de Economia

As duas faces de Moedas

28 Setembro 2021
Partilhar
Facebook Twitter Email Facebook

Bom dia,

Carlos Moedas foi a grande figura das eleições autárquicas. Bateu todas as expectativas e derrotou Fernando Medina que, garantiam todas as sondagens, venceria folgadamente. Extravasou a câmara de capital, uma das duas faces da sua vitória na noite de domingo, e vai ter repercussões na política nacional. Na corrida à liderança do PSD e até, quem sabe, na escolha do sucessor de António Costa no PS.

Já lá vamos. Primeiro, vejamos como, já a frio, continuam a ser digeridos os resultados. Catarina Martins reconheceu o mau resultado do Bloco de Esquerda, piscou o olho ao PS para a governação em Almada mas recusou qualquer aproximação a Moedas em Lisboa ou a Moreira no Porto.

O PCP culpa as “campanhas anticomunistas” pelo resultado. Bernardino Soares, um dos autarcas comunistas derrotados, garante que sai de Loures com “obra feita”.

Já o Chega sonhava em ser a terceira força autárquica mas ficou muito aquém disso. CDU e CDS estão noutro patamar. Ainda que possa ajudar a desatar alguns nós.

De regresso a Lisboa e à figura destas autárquicas. Carlos Moedas, diz-se disponível para trabalhar com a esquerda na Câmara. "Conto com todos os partidos e com todos os vereadores", disse nas primeiras declarações depois da noite eleitoral.

A vitória de Moedas interrompe 14 anos de liderança socialista na capital e baralha a disputa pela presidência do PSD. Houve quem felicitasse o vencedor sem qualquer referência a Rui Rio que, indiretamente, também foi um dos vencedores da noite. Escreve Daniel Oliveira que “os opositores de Rio podem meter a viola no saco”. Na verdade, Rangel e Montenegro estão à espera de ouvir Rio com o partido num impasse.

Mas, afinal, o que se passou em Lisboa? Medina perdeu 25 mil votos e Moedas só ganhou 3852 mil. Já agora recorde aqui o programa que Carlos Moedas tem para Lisboa.

Como as autárquicas vão continuar a dar que falar por estes dias não perca toda a informação. Vamos continuar a acompanhar tudo aqui no Expresso. Fique, para já, com a análise do Vitor Matos que esteve a rever todos os números.

Confira aqui todos os resultados e fique com os dados da abstenção por concelho.

OUTRAS NOTÍCIAS

Cá dentro


Termina hoje à meia-noite o prazo para entrega do recurso do despacho de instrução da da Operação Marques. Para quem não se recorda, tinha quase 1800 páginas e a decisão foi lida durante horas pelo juiz Ivo Rosa no início de abril.

Enquanto andamos distraídos com o rescaldo autárquico, os preços da energia continuam a subir. Neste caso, a cotação do petróleo ultrapassou os 75 dólares em Nova Iorque e o Brent, que serve de referência à Europa, já está perto dos 80 dólares. É o valor mais alto em dois anos.

Marcelo Rebelo de Sousa pede que a construção do novo aeroporto de Lisboa arranque ainda no seu segundo mandato que acaba em 2026. José Luís Arnaut, presidente da Ana, diz que novo aeroporto só em 2035 ou mais tarde.

Na evolução da pandemia, ontem foi o melhor dia desde maio: 230 novos casos e uma única morte.

Nos primeiros oito meses do ano, o defice das contas públicas somou 6878 milhões de euros. Os dados ontem revelados pela direção geral do Orçamento revelam um agravamento de 550 milhões de euros face a 2020.

Portugal venceu a Espanha numa reviravolta por 4-2 e está nas meias finais do Mundial de Futsal contra o Cazaquistão.

Os resultados das provas de aferição dos 2ª, 5ª e 8ª anos foram "preocupantes", nas palavras do presidente do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), responsável pela elaboração destas provas e dos exames nacionais. Na Matemática, há áreas onde 62% dos alunos não consegue responder.

Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, diz que o Banco Central Europeu deve ser conservador em relação a inflação. Em entrevista à televisão CNBC, lembra que a inflaçãp não está ainda ancorada nos 2% que é o objetivo do banco central e pede para não se cometerem os erros do passado.

O valor das casas em Portugal estagnou no mês de agosto, de acordo com os dados do INE a partir da avaliação que os bancos fazem antes de conceder crédito à habitaçao.

Para quem gosta de futebol hoje é dia de Liga dos Campeões. Com a participação do FC Porto, que recebe o poderoso Liverpool no estádio do Dragão, e do Sporting que defronta o Borussia em Dortmund.

Lá fora

Na Alemanha, já há conversações entre os vários partidos para tentar encontrar um governo depois das eleições de domingo terem dado da vitória ao SPD de Olaf Scholz.

Ainda em terras alemãs, mas em Frankfurt, arranca hoje o fórum anual do Banco Central Europeu, o tal que em anos anteriores à pandemia se realizava em Sintra. Pontos altos do encontro: o discurso de Christine Lagarde hoje às 13 horas de Lisboa e o encontro de banqueiros centrais (com o presidente da Fed, Jerome Powel incluído) amanha as 16:45.

Joe Biden, presidente dos EUA, vai levar um reforço da da vacina da covid-19

O primeiro-ministro holandês está com proteção reforçada devido a ameaças de um gangue de traficantes de droga.

A opositora bielorussa Maria Kolesnikova venceu o prémio de direitos humanos Havel.

Carles Puidgemont regressou a Bruxelas depois de uma passagem por Itália onde chegou a estar detido por causa de um pedido de extradição da justiça espanhola.

Na Coreia do Sul, o presidente quer proibir o consumo de carne de cão. É um alimento popular no país onde, dizem as estatísticas, são consumidos todos os anos um milhão de cães.

O Facebook parou o projeto de Instagram para crianças sob pressão dos juristas e dos pais.

FRASES

Como bem disse o presidente do PSD, estamos ainda no perímetro do ciclo autárquico, das suas implicações e repercussões. A seu tempo, virá o ciclo eleitoral normal do PSD e, aí sim, cada militante será chamado a assumir as suas responsabilidades”, Paulo Rangel, Eurodeputado e possível candidato à liderança do PSD em artigo de opinião no Público

Eu tinha um teste da faculdade nesse dia e há prioridades na vida”, Mafalda Creative, Youtuber e autora do livro “Uma Adolescente à Beira de um Ataque de Nervos” sobre o facto de ter recusado um encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, em entrevista ao Expresso

O QUE ANDO A LER

António Lobo Antunes podia escrever só crónicas e não deixaria de ser um grande escritor. O fôlego é outro, mas a categoria literária é a mesma. Poucas linhas bastam para reconhecer a escrita e a versatilidade do autor. "As Crónicas" reúne 173 crónicas, escolhidas entre mais de 400 já publicadas e com cinco inéditas, do período entre 1988 e 2013.

Há para todos os gostos e estilos. Algumas a roçar a comédia. Como a história de Fernanda, do marido e toda a família que "aos domingos a seguir ao almoço" vestem o fatos de treino roxos e verdes e passam dia no Centro Comercial ("Os meus domingos"). Ou os dramas de quem para num semáforo e, por lá, tem de se cruzar com uma série de personagens indesejáveis ("A consequência dos semáforos").

Outras a recordar a infância e o passado ("Recordações da Casa Amarela", "O meu velho" ou "Hoje Apetece-me Falar dos meus Pais") ou ´velhos' amigos ("Para José Cardoso Pires ao ouvido", "Para Artur Semedo, perto" ou "Julio Pomar: pintor"). E outras, muitas outras. São mais de 600 páginas de um Lobo Antunes em versão bem mais intimista do que nos seus livros mas sem nunca deixar de ser o que é. Igual a si próprio.

PODCASTS A NÃO PERDER

💡 Pode a arte aproximar os africanos uns dos outros? António Tavares, coreógrafo, bailarino, músico e diretor do Centro Cultural do Mindelo, Cabo Verde, fala sobre a programação que ali orienta em vários eixos de forma a vocacioná-la para a descolonização da cultura e do pensamento cabo-verdianos. Ouça o África Agora

📐É desta que a direita se endireita? O PS ganhou as eleições, mas o resultado do PSD e mesmo do CDS superou as melhores expetativas. A Iniciativa Liberal e, mais ainda, o Chega confirmaram o potencial de crescimento, mostrando que vieram para ficar. É daqui que se parte para as legislativas de 2023. Ouça o Expresso da Manhã no rescaldo das autárquicas

📍A cultura do politicamente correto está a ser excessiva? O mundo parece ter acordado para as causas culturais e sociais onde as mulheres denunciam a forma como sempre foram tratadas e a multiculturalidade ganha voz. Está tudo na série 'The Chair', 'A Directora', que Amanda Peet criou e produziu e que pode ver na Netflix. Mas há mais dicas culturais no PBX de setembro

Este Expresso Curto fica por aqui. Tenha uma excelente terça-feira. Nós continuamos aqui com toda a informação: no Expresso, na SIC, na Tribuna e na Blitz.

Partilhar o Expresso
Facebook Twitter Email Facebook
 
 

O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo.

Gerir newsletters
Política de privacidade
Estatuto editorial do Expresso

Para deixar de receber todas as newsletters do Expresso clique aqui

Edifício Impresa - Rua Calvet de Magalhães, 242 2770-022 Paço de Arcos - Portugal