24 de setembro de 1991. Na história do rock, esta data tem um significado celebrado até hoje. Nesse dia, uma banda de Seattle (ou de Aberdeen, dirão os mais rigorosos) lançava o segundo álbum. Poucos o previram, mas depois de "Nevermind", dos Nirvana, nem a banda de Kurt Cobain nem o rock voltariam a ser os mesmos. Apesar de eternizado na memória da geração que em 1991 os levou em braços, o disco de 'Come as You Are' não foi necessariamente considerado um clássico quando chegou às lojas. Que o diga Ira Robbins, crítico da "Rolling Stone" que, em 1991, ousou dar 3 estrelas a "Nevermind" e vaticinar que o álbum nunca seria bem recebido pelo mainstream. Falámos com Robbins sobre este "tiro ao lado" e ficámos a saber que o nova-iorquino não mudou "exatamente de opinião". Em 2021, ouvimos falar muito de Spencer Elden, o bebé da capa de "Nevermind" que quer ser ressarcido pela exposição involuntária. Mas há outras fotos por ver dessa mesma sessão numa piscina de Los Angeles. Continuando em 1991, é curioso recordar que, em Portugal, "primeiro ninguém ligou nenhuma" ao fenómeno Nirvana.
Por cá e agora, continua na ordem do dia o North Music Festival, cancelado a uma semana da data marcada. A organização diz que a DGS não enviou em tempo útil uma resposta ao plano de contingência do festival, mas que indicou que os espectadores teriam de fazer teste covid, mesmo que tivessem certificado digital. À BLITZ, a DGS afirma que só recebeu o plano de contingência a 13 de setembro e que não deu qualquer indicação sobre testes. A polémica está aqui.
Em Paço de Arcos, onde a BLITZ opera, recebemos esta semana Pedro Mafama. O autor de um dos discos mais aplaudidos do ano, "Por Este Rio Abaixo", falou da sua singular visão da cultura portuguesa e da importância de uma unha pintada, no podcast Posto Emissor e também no Ao Vivo na Redação.
Esta foi uma semana forte em anúncio de concertos — Shawn Mendes, Dita Von Teese ou Xavier Rudd visitam-nos em 2022; o festival Super Bock em Stock regressa já este ano — e também em lançamentos. Esta sexta-feira chegam discos novos de Rita Redshoes, Joana Espadinha ou Fred Ferreira e no fim de semana Caetano Veloso, imparável aos 79 anos, mostrou uma nova canção, 'Anjos Tronchos'.
Lá fora, o regresso aos grandes concertos dá-se pela mão dos Rolling Stones, que pela primeira vez em 59 anos tocaram sem Charlie Watts; dos Pearl Jam, que foram buscar o guitarrista Josh Klinghoffer aos Red Hot Chili Peppers, ou dos Genesis, que começaram em Inglaterra a sua última digressão de sempre.
Em Portugal, e à boleia de mais um concerto conjunto de Salvador e Luísa Sobral, recomendamos a leitura deste ensaio sobre Bernardo Sassetti, em cuja música os manos Sobral têm trabalhado.
Tudo isto na semana em que partiram Richard H. Kirk, dos Cabaret Voltaire, e Johnny Galvão, músico português de longo currículo, por cá e também em Espanha.
Tenha um ótimo fim de semana! E não perca os espetáculos que aí vêm, que pode consultar na agenda que selecionámos para si.