0:59
Um minuto
para pensar
Multimédia

Trabalhamos mais do que os outros?

Sofia Miguel Rosa

Jornalista infográfica

Sofia Miguel Rosa

Jornalista infográfica

Portugal
União Europeia
Países com mais horas trabalhadas por ano*
na UE-27

*O gráfico mostra as 13 posições mais altas na UE-27 (metade com mais horas). Entre 1995 e 2020

O gráfico mostra os 13 países da União Europeia com maior número de horas trabalhadas entre 1995 e 2020

De fora ficam países como a Dinamarca, a Alemanha ou a Suécia, que aparecem no fim da tabela dos 27, com menos horas trabalhadas por ano

Os dados foram recolhidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) entre 1995 e 2020

Nos dados mais recentes, os de 2020, Portugal aparece na 11º posição relativa, entre a Estónia e a Bulgária

Cada português trabalhou em média 1613 horas em 2020. Foram menos 132 horas do que no ano anterior

0:59
Um minuto
para pensar

O gráfico mostra os 13 países da União Europeia com maior número de horas trabalhadas entre 1995 e 2020. De fora ficam países como a Dinamarca, a Alemanha ou a Suécia, que aparecem no fim da tabela dos 27, com menos horas trabalhadas por ano.

Nos dados recolhidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Portugal tem 1613 horas trabalhadas, por pessoa empregada, em 2020, e aparece na 11º posição, entre a Estónia e a Bulgária. Mas 2020 foi ano atípico: o confinamento em grande parte dos países europeus, ou outras medidas de contenção da pandemia, fizeram baixar o número médio de horas trabalhadas em praticamente todos os Estados-membros.

keyboard_arrow_down

Evolução do número anual de horas trabalhadas*


As medidas de contenção aplicadas afetaram os Estados-membros de forma desigual. Portugal foi o 4.º país da União Europeia a perder mais horas de trabalho, entre 2019 e 2020: foram menos 132 horas, o equivalente a quase quatro semanas (35 horas) não trabalhadas. Acima de Portugal, com menos horas em relação ao ano anterior, ficam Itália, Grécia e Malta. A Roménia foi o único Estado-membro a não reduzir o número de horas de trabalho em 2020.

keyboard_arrow_down

Diferença anual entre as horas trabalhadas
entre 2019 e 2020*

*Nos 27 Estados-membros da União Europeia. Cálculos Expresso


Alargando a análise aos membros da OCDE, México, Costa Rica e Colômbia aparecem como os que mais horas trabalham. O gráfico em baixo mostra a relação entre horas trabalhadas (eixo vertical) e o contributo das mesmas para o PIB (eixo horizontal).

keyboard_arrow_down

Horas trabalhadas
e PIB per capita por hora trabalhada


Tendencialmente, mais horas trabalhadas não equivalem a maior produtividade na riqueza gerada. Os países mais ricos, com maior PIB per capita, por hora, são os que trabalham menos tempo. A Irlanda é um 'outlier': tem muitas horas trabalhadas e é um dos que têm maior valor/hora no contributo para o PIB. É também o país europeu que mais cresceu nos últimos anos.