Torne-se assinante
Expresso
Economia
Rita Robalo Rosa

Rita Robalo Rosa

Jornalista

O têxtil português na Alemanha e o estado da nação: os temas desta terça-feira

21 junho 2022
Siga-nos nas redes sociais
Facebook Twitter Instagram

Bom dia!

Esta terça-feira começa a edição conjunta das feiras Techtextil e Texprocess e Portugal está presente. Mas há mais economia: por cá debate-se o estudo "Estado da Nação" da Fundação José Neves, no Parlamento debate-se o novo aeroporto e na Austrália debate-se política monetária. No meio de tudo isto, o Banco de Portugal divulga os dados da balança de pagamentos e ficaremos a saber o nosso défice externo até abril.

Laranjinha industria têxtil

Este é o seu Expresso Economia - Rita Robalo Rosa, Jornalista - 21 junho 2022 ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌  ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌                                                                                                               

Têxtil português na Alemanha

Começa hoje a edição conjunta das feiras Techtextil e Texprocess, em Frankfurt, e Portugal está presente com mais de duas dezenas de empresas e também centros de investigação. No total, são mais de 1.300 expositores vindos de 51 países. Contamos-lhe aqui como anda a indústria portuguesa dos têxteis-lar, enquanto aqui falamos-lhe de um projeto premiado pela sua inovação... e aqui também pode ler sobre uma outra iniciativa que arranca no Porto, a Portugal Home Week.

Construção de novo aeroporto ainda dá que falar no Parlamento

A requerimento do PCP dão-se, esta terça-feira, audições parlamentares na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação sobre o concurso público para a Avaliação Ambiental Estratégica sobre a localização do Novo Aeroporto Internacional de Lisboa. Será ouvido o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a Ordem dos Engenheiros e a Plataforma Cívica “Aeroporto BA6-Montijo Não!”.

Qual o défice externo dos primeiros quatro meses do ano?

Hoje o Banco de Portugal divulga os dados da balança de pagamentos até abril. No primeiro trimestre, Portugal registou um défice externo de 1317 milhões de euros, o que compara com um excedente de 483 milhões de euros no mesmo período de 2021. Este corresponde ao défice da balança de bens mais alto desde 2008.

Na Austrália também sobem os juros?

Sim, sobem. No início do mês o banco central australiano anunciou o maior aumento único na taxa de juros em 22 anos, fixando-se o valor em 0,85%. Mas esta terça-feira há uma nova reunião de política monetária e o governador tem vindo a avisar que a inflação continua a subir. Segundo a Bloomberg, é esperado que haja um novo aumento das taxas de juro, seguindo o exemplo da política monetária norte-americana.

Apresentação do estudo "Estado da Nação 2022"

Dá-se hoje a apresentação do estudo "Estado da Nação - Educação, Emprego e Competências em Portugal 2022", com a participação do antigo primeiro-ministro Durão Barroso, do banqueiro português António Horta-Osório e do neurocientista António Damásio, mas também da cantora canadiana Alanis Morissette. E o que nos diz o estudo? Que os portugueses licenciados viram em cerca de dez anos uma perda real do salário de 11%, número que cai para 3% quando o grau de ensino é o secundário. Já os trabalhadores com ensino básico viram um aumento real de 5%, impulsionado pela subida do salário mínimo. Portugal está muito aquém da Europa.

NOTÍCIAS E HISTÓRIAS QUE NÃO DEVE PERDER:

- Costa garante aumento "histórico de pensões" e de salários do Estado em 2023 apesar da inflação. Não diz quanto

- Centeno admite que há riscos de crise financeira, mas “não, não há nenhuma forma de o euro estar em risco

- Sindicato apelida decisão da TAP de revisão de cortes salariais de "terrorismo empresarial". Pilotos dizem-se empurrados para a greve

- Recibos verdes, empresas, abonos: Segurança Social tem 85 medidas para facilitar a vida a cidadãos e empresas, mas não são para já

- Energia: Como numa só noite choveu um lucro de €600 mil para a produção hidroelétrica

É tudo, por hoje. Tenha uma excelente terça-feira, com acesso a toa a atualidade económica na edição digital do Expresso.

Siga-nos nas redes sociais
Facebook Twitter Instagram
 
 

O grupo Impresa pretende oferecer um serviço personalizado de qualidade, respeitando sempre o direito à sua privacidade. Os seus dados são tratados de forma confidencial, sendo utilizados apenas para envio de informação do grupo.

Gerir newsletters
Política de privacidade
Estatuto editorial do Expresso

Para deixar de receber todas as newsletters do Expresso clique aqui

Edifício Impresa - Rua Calvet de Magalhães, 242 2770-022 Paço de Arcos - Portugal