As opiniões dividem-se entre rejeição e curiosidade em experimentar o chamado alimento do futuro, os insetos, que já estão presentes nas ementas de três restaurantes nacionais, com mais uma mão-cheia deles a prepararem-se para os começar a servir. São produzidos por uma empresa nacional que já os exporta para todo mundo.
Os insetos comestíveis são um dos sinais de que o consumo muda e de que os produtos naturais estão cada vez mais na moda. Prova esta teoria a decisão da Adega de Favaios em passar a produzir o seu famoso Moscatel de Favaios com selo vegan, o que já acontecia com todos os vinhos DOC Douro ali produzidos.
Se ainda não está preparado para tamanha alteração, fica a sugestão de um passeio pelo norte de Portugal, com paragem em dez restaurantes tradicionais, onde a comida de conforto, apurada pelo saber de gerações é a que chega à mesa. Do cabrito assado lentamente no forno, passando pelos pratos de caça, e até pelos frescos peixes das águas do mar ou do rio, o difícil será escolher.
Sabe o que são “caralhóses”? A resposta está no Guia Portugal Secreto dedicado à região Centro, onde também o convidamos a dormir num ninho de sal, a saltar de uma ponte ou a voar sobre um rio. São alguns dos 50 segredos que fazem parte do guia que chega às bancas já amanhã, grátis com o Expresso.
Mas se aquilo que procura é descanso, descubra este novo hotel de 5 estrelas no Douro, rodeado de natureza e de vinhas a perder de vista. Recentemente inaugurado, foi desenhado para que, de cada janela, a vista pareça a de um quadro vivo do Douro.
Este sábado, quando forem 11h35, não se esqueça de ligar a televisão na SIC Notícias, para nos fazer companhia num passeio pela costa alentejana, pelas típicas ruas de Porto Covo, sempre com vista para a Ilha do Pessegueiro. Vai ser difícil não acabar a trautear a canção de Rui Veloso.
Numa semana mais curta do que o habitual, não faltam propostas para os dias de calor que se avizinham. Por isso, já sabe. Antes de sair, entre em Boa Cama Boa Mesa ou siga-nos no Facebook, no Instagram e no Twitter!