Moving Electric:

No futuro da mobilidade

A Stellantis está comprometida em alcançar a neutralidade carbónica até 2038, muito antes da globalidade da sociedade e dos Estados. Até lá, passo a passo, os novos lançamentos são a materialização desse objetivo. O grupo mostra como é possível fazer melhor numa transformação que não deixa de se centrar no que é realmente importante: as pessoas e a sustentabilidade

Quais os caminhos da mobilidade? Que propostas estão em cima da mesa que possam ser capazes de revolucionar a forma como viajamos? E qual o papel da indústria automóvel nessa mudança? Durante um ano, a Stellantis promove, no Expresso, um conjunto de conteúdos dedicados ao tema da mobilidade, capazes de sensibilizar e de promover a mudança. De desmistificar alguns mitos que ainda permanecem sobre os automóveis elétricos e do papel que todos podemos ter na mudança de paradigma.

Ninguém duvida, e hoje mais do que nunca, da relevância que a adoção da mobilidade elétrica que pode ter no planeta. A indústria automóvel e a Stellantis, em particular, estão na linha da frente da descarbonização da sociedade. As mais de 40 famílias de modelos já comercializados pelas marcas da Stellantis – e as novidades que este ano chegarão ao mercado – são porta-estandartes de uma nova forma de ver a mobilidade.

 

ALINHADOS COM A SUSTENTABILIDADE

Resultante da fusão entre a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e o Grupo PSA, o Grupo Stellantis nasceu com uma missão forte, valores centrados no cliente, e um compromisso de fazer a diferença a pensar nas pessoas, nas comunidades e no planeta. Ao nível da exigência que o objetivo de se tornar neutro em carbono até 2038 exige. Para isso, tem vindo a repensar todo o negócio, em linha com o ambicioso plano estratégico Dare Forward 2030 que acelera a eletrificação e digitalização das marcas do grupo.

Dos 30 modelos globais de automóveis elétricos a bateria que comercializa atualmente, o Grupo vai ampliar esta oferta para 48 até ao final deste ano. E irá revolucionar o acesso dos clientes aos automóveis elétricos a bateria com modelos como o Citroën ë-C3, o primeiro automóvel 100% elétrico e acessível da Europa, disponível por 23.300 euros.

O lançamento das novas plataformas tecnológicas BEV (battery electric vehicle): – small, medium, large e frame – é parte integrante de um investimento de mais de 50 mil milhões de euros na eletrificação e mais um passo que impulsiona a Stellantis em direção aos seus objetivos.   

Estas plataformas revolucionárias, concebidas para oferecer o melhor desempenho da sua classe nos critérios mais importantes para os clientes, desde autonomias até 700 e 800 km, eficiências de carregamento recorde e prazer de condução, servirão de base à nova geração de automóveis 100% elétricos que as marcas da Stellantis comercializarão já a partir deste ano.

A REFERÊNCIA NOS AUTOMÓVEIS DE BAIXAS EMISSÕES

Com mais de um em cada quatro automóveis vendidos em Portugal a pertencerem às suas marcas, a Stellantis é o líder de referência no mercado português e o maior impulsionador das viaturas de baixas emissões (100% elétricos a bateria e híbridos plug-in) no País.

A forma como a Stellantis interpreta a missão de referência que cabe aos líderes levou-a a trazer o futuro 100% elétrico também para a fábrica de Mangualde. Ainda este ano, numa excelente notícia para o País, a fábrica portuguesa do Grupo vai iniciar a produção em larga escala de furgões e versões de passageiros 100% elétricas.

A Stellantis Mangualde alcançou o melhor registo da sua história em 2023 e em 2024 vai iniciar a produção em larga escala de furgões e versões de passageiros 100% elétricos

A Stellantis Mangualde alcançou o melhor registo da sua história em 2023 e em 2024 vai iniciar a produção em larga escala de furgões e versões de passageiros 100% elétricos

O electric made in Portugal constrói-se, a partir de agora, com os modelos Citroën ë-Berlingo Van/ë-Berlingo, FIAT Professional e-Doblò/FIAT e-Doblò, Opel Combo Cargo Electric e Combo Electric, e os Peugeot E-Partner/E-Rifter.

 

ECONOMIA CIRCULAR COM “MÃO” PORTUGUESA

Em paralelo às novas soluções que serão utilizadas no lançamento de veículos, a Stellantis implementou um dos mais bem definidos planos de economia circular, numa abordagem baseada nos 4R: reconstruir, reparar, reutilizar e reciclar. O Grupo não cessou de evoluir neste domínio, e em particular desde a aquisição da empresa portuguesa B-Parts no ano 2020. Recentemente, a Stellantis inaugurou em Mirafiori o seu primeiro hub de economia circular, uma unidade que tem como grande objetivo prolongar a vida útil de peças e veículos, assegurando que estes duram o máximo de tempo possível. Para além da reconstrução de motores, caixas de velocidades e baterias de alta tensão para veículos elétricos, e recondicionamento e desmantelamento de veículos, o SUSTAINera Circular Economy Hub complementa uma série de ações levadas a cabo pela Stellantis para reforçar o seu ecossistema global de eletrificação e apoiar as suas ambições de neutralidade carbónica. 

Item 1 of 5

No projeto “Moving Electric” vamos, ao longo dos próximos meses, falar sobre sustentabilidade, revelando as novidades das marcas do Grupo Stellantis. Um percurso que nos leva além de uma viagem entre o ponto A e o ponto B. Que convida os leitores do Expresso a descobrir tudo o que as marcas do Grupo estão comprometidas a fazer para que, sem descurar tudo aquilo a que todos já nos habituámos, o impacto ambiental desse percurso seja o menor possível.

Porque as atitudes realmente importam.