Moving Electric:
No futuro da mobilidade
A Stellantis está comprometida em alcançar a neutralidade carbónica até 2038, muito antes da globalidade da sociedade e dos Estados. Até lá, passo a passo, os novos lançamentos são a materialização desse objetivo. O grupo mostra como é possível fazer melhor numa transformação que não deixa de se centrar no que é realmente importante: as pessoas e a sustentabilidade

Quais os caminhos da mobilidade? Que propostas estão em cima da mesa que possam ser capazes de revolucionar a forma como viajamos? E qual o papel da indústria automóvel nessa mudança? Durante um ano, a Stellantis promove, no Expresso, um conjunto de conteúdos dedicados ao tema da mobilidade, capazes de sensibilizar e de promover a mudança. De desmistificar alguns mitos que ainda permanecem sobre os automóveis elétricos e do papel que todos podemos ter na mudança de paradigma.
Ninguém duvida, e hoje mais do que nunca, da relevância que a adoção da mobilidade elétrica que pode ter no planeta. A indústria automóvel e a Stellantis, em particular, estão na linha da frente da descarbonização da sociedade. As mais de 40 famílias de modelos já comercializados pelas marcas da Stellantis – e as novidades que este ano chegarão ao mercado – são porta-estandartes de uma nova forma de ver a mobilidade.
ALINHADOS COM A SUSTENTABILIDADE
Resultante da fusão entre a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e o Grupo PSA, o Grupo Stellantis nasceu com uma missão forte, valores centrados no cliente, e um compromisso de fazer a diferença a pensar nas pessoas, nas comunidades e no planeta. Ao nível da exigência que o objetivo de se tornar neutro em carbono até 2038 exige. Para isso, tem vindo a repensar todo o negócio, em linha com o ambicioso plano estratégico Dare Forward 2030 que acelera a eletrificação e digitalização das marcas do grupo.
Dos 30 modelos globais de automóveis elétricos a bateria que comercializa atualmente, o Grupo vai ampliar esta oferta para 48 até ao final deste ano. E irá revolucionar o acesso dos clientes aos automóveis elétricos a bateria com modelos como o Citroën ë-C3, o primeiro automóvel 100% elétrico e acessível da Europa, disponível por 23.300 euros.
O lançamento das novas plataformas tecnológicas BEV (battery electric vehicle): – small, medium, large e frame – é parte integrante de um investimento de mais de 50 mil milhões de euros na eletrificação e mais um passo que impulsiona a Stellantis em direção aos seus objetivos.
Estas plataformas revolucionárias, concebidas para oferecer o melhor desempenho da sua classe nos critérios mais importantes para os clientes, desde autonomias até 700 e 800 km, eficiências de carregamento recorde e prazer de condução, servirão de base à nova geração de automóveis 100% elétricos que as marcas da Stellantis comercializarão já a partir deste ano.

A REFERÊNCIA NOS AUTOMÓVEIS DE BAIXAS EMISSÕES
Com mais de um em cada quatro automóveis vendidos em Portugal a pertencerem às suas marcas, a Stellantis é o líder de referência no mercado português e o maior impulsionador das viaturas de baixas emissões (100% elétricos a bateria e híbridos plug-in) no País.
A forma como a Stellantis interpreta a missão de referência que cabe aos líderes levou-a a trazer o futuro 100% elétrico também para a fábrica de Mangualde. Ainda este ano, numa excelente notícia para o País, a fábrica portuguesa do Grupo vai iniciar a produção em larga escala de furgões e versões de passageiros 100% elétricas.

A Stellantis Mangualde alcançou o melhor registo da sua história em 2023 e em 2024 vai iniciar a produção em larga escala de furgões e versões de passageiros 100% elétricos
A Stellantis Mangualde alcançou o melhor registo da sua história em 2023 e em 2024 vai iniciar a produção em larga escala de furgões e versões de passageiros 100% elétricos
O electric made in Portugal constrói-se, a partir de agora, com os modelos Citroën ë-Berlingo Van/ë-Berlingo, FIAT Professional e-Doblò/FIAT e-Doblò, Opel Combo Cargo Electric e Combo Electric, e os Peugeot E-Partner/E-Rifter.
ECONOMIA CIRCULAR COM “MÃO” PORTUGUESA
Em paralelo às novas soluções que serão utilizadas no lançamento de veículos, a Stellantis implementou um dos mais bem definidos planos de economia circular, numa abordagem baseada nos 4R: reconstruir, reparar, reutilizar e reciclar. O Grupo não cessou de evoluir neste domínio, e em particular desde a aquisição da empresa portuguesa B-Parts no ano 2020. Recentemente, a Stellantis inaugurou em Mirafiori o seu primeiro hub de economia circular, uma unidade que tem como grande objetivo prolongar a vida útil de peças e veículos, assegurando que estes duram o máximo de tempo possível. Para além da reconstrução de motores, caixas de velocidades e baterias de alta tensão para veículos elétricos, e recondicionamento e desmantelamento de veículos, o SUSTAINera Circular Economy Hub complementa uma série de ações levadas a cabo pela Stellantis para reforçar o seu ecossistema global de eletrificação e apoiar as suas ambições de neutralidade carbónica.





No projeto “Moving Electric” vamos, ao longo dos próximos meses, falar sobre sustentabilidade, revelando as novidades das marcas do Grupo Stellantis. Um percurso que nos leva além de uma viagem entre o ponto A e o ponto B. Que convida os leitores do Expresso a descobrir tudo o que as marcas do Grupo estão comprometidas a fazer para que, sem descurar tudo aquilo a que todos já nos habituámos, o impacto ambiental desse percurso seja o menor possível.
Porque as atitudes realmente importam.