BP

Presença histórica no negócio das frotas

Defendendo que a BP “tem uma presença longa e histórica no negócio das frotas”, Jorge Gonçalves, diretor comercial da BP, sublinha, em entrevista, que a estratégia da marca dirigida a este segmento passa por assumir-se como um “parceiro inovador nos serviços e produtos para uma gestão de frota eficiente e com retorno para a empresa que investe nestas operações”

Em meados de 2019, diziam que teriam novidades em 2020. Já se pode saber que novidades são essas ao nível das frotas?

As novidades para 2020 estão associadas às novas ofertas no campo da mobilidade e digitalização de serviços a frotas e que vão acelerar a nossa presença neste mercado em crescimento. Fundamentalmente, estamos a preparar o lançamento de uma nova plataforma de serviços online, apps para os condutores e ofertas de Fuels&Charge que vão integrar os abastecimentos em combustíveis líquidos e carregamentos elétricos num único cartão, assim como uma plataforma online de serviços e oferta na área da redução de carbono. Muitas novidades que, com toda a certeza, vão mais uma vez assinalar a força inovadora e constante diferenciação de uma marca como é a BP em Portugal.

Como decorreu o ano de 2019 para a o negócio frotas da BP, ao nível da captação de novos clientes e retenção dos existentes?

O ano de 2019 foi um ano muito dinâmico e com bastante atividade na nossa área de cartões e serviços de frota. Em termos de resultados, conseguimos suplantar as nossas melhores expectativas com crescimentos acima de 9% em volume, aumento do número de clientes profissionais em carteira, maior share of wallet do portefólio e uma menor taxa de perdas de clientes. Este último ponto é de extrema importância, na medida que, num mercado maduro como é o nosso, a retenção de clientes é crítica para se manter um negócio saudável e com fortes indicadores de sustentabilidade. Nesta área, temos ferramentas e programas de atividade que incidem na satisfação dos clientes e na constante comunicação com o mercado.

Esses números estão dentro das previsões da empresa?

Sem dúvida! Dentro do portefólio de países onde a BP opera serviços de frota, Portugal foi dos que mais cresceu, o que demonstra todo o esforço das equipas e força da marca BP em Portugal. Para nós, é um orgulho contar com um portefólio de clientes que gosta da marca e produtos BP e que confia nos nossos serviços para ter a sua frota na estrada em segurança e com acesso eficiente à rede de abastecimento em Portugal, assim como em toda a Europa.

Qual a evolução da importância das frotas no negócio da BP?

A BP tem uma presença longa e histórica no negócio das frotas, quer seja de veículos ligeiros e/ou pesados. Sempre procurámos uma posição inovadora e de parceria com o mercado e clientes, de forma a atrair os clientes para os nossos serviços e postos de abastecimento. Em Portugal, a BP está com um plano de crescimento da rede de postos muito significativo e a contribuição dos cartões de frota tem sido fundamental para apoiar este crescimento. O negócio de frota tem um peso na ordem dos 30% no volume de combustíveis comercializados nos postos de abastecimento.

De que forma têm chegado a novos clientes?

A nossa estratégia passa por evidenciar a BP como um parceiro inovador nos serviços e produtos para uma gestão de frota eficiente e com retorno para a empresa que investe nestas operações. Sem este elemento, seríamos apenas um fornecedor indiferenciado num mercado que procura novas soluções e olha para as empresas com a capacidade de investimento e tecnologia para melhorar a sua rendibilidade. Assim, temos este desígnio na nossa atuação e que materializamos através da melhoria dos serviços online, alargamento dos canais de contacto e captação de clientes, como é a nossa plataforma OAF, que permite uma adesão rápida e sem burocracias ao nosso cartão e no crescimento significativo da rede de postos de abastecimento em Portugal e na Europa. Em linha com esta estratégia, em 2019 lançámos uma rede de postos equipadas com bombas de abastecimento de AdBlue, que conta com mais de 40 postos, e instalámos pontos de carregamento rápido (PCR) em parceria com a EDP em 15 postos BP, os quais se vão estender para mais de 30 em 2020. Estamos assim a atender a mais necessidades dos clientes que vão beneficiar de uma experiência mais alargada e de valor com a BP.

Em que consiste a oferta da BP para este canal?

A oferta BP assenta no cartão de frota BP PLUS e em todos os serviços associados à sua utilização em estrada. Na relação com a BP, os clientes vão tirar valor dos serviços de gestão e controlo na nossa plataforma digital, serviços na estrada de portagens e parking, abastecimento de combustíveis com a mais avançada tecnologia, como é o caso dos produtos BP ULTIMATE, uma rede de postos com Adblue e acesso a uma rede de pontos de carregamento elétrico rápidos.

Qual o perfil-tipo dos clientes dos cartões de Frota BP?

Os nossos clientes de frota operam nos mais diversos sectores de atividade, nomeadamente empresas de transporte e logística, frotas mistas de serviços, sector empresarial de serviços e consumo, transportes de passageiros, bem como empresas de leasing e rent-a-car. No que diz respeito à sua dimensão, temos uma presença assinalável em todos os segmentos, destes os clientes mais pequenos até às grandes empresas.

Qual a posição e quota de mercado da BP no mercado das frotas?

A BP tem uma posição muito forte no mercado nacional, sendo que temos vindo a ganhar quota no mercado de frotas. Nos últimos anos, temos tido uma evolução muito positiva e 2019 foi mais uma vez o reflexo deste crescimento sustentado.

No âmbito das frotas, que parcerias com terceiros têm vindo a estabelecer?

A BP tem um conjunto de parcerias com muito valor com associações empresariais e de consumidores em Portugal, o que nos permite disponibilizar as nossas ofertas a um conjunto alargado de clientes dentro dos segmentos que acima referi. Alguns exemplos que mostram a força da marca BP são a parceria histórica com a ANTRAL e com a ANTRAM, duas associações determinantes no panorama da atividade empresarial em Portugal. O mesmo se passa com a ARAC, que representa as empresas de rent-a-car e o ACP, que tem uma presença histórica no nosso país. Somos também um parceiro da Cruz Vermelha Portuguesa e ajudamos diariamente os seus serviços junto das comunidades. Tudo isto a par de muitas outras parcerias que exemplificam o quanto privilegiamos a relação direta com o mercado de frotas.

Que objetivos têm traçados para este ano?

Para 2020, temos um plano concreto de lançamento de novas ofertas, crescimento da carteira de clientes, dos volumes e do share of wallet, bem como a aposta na digitalização e novos canais de mercado para chegar a cada vez mais clientes. A retenção está na nossa máxima prioridade e o investimento na melhoria da oferta tem este alvo bem definido. A BP Toolbox continuará no topo da nossa prioridade e a mobilidade vai ganhar uma nova dinâmica no universo BP. Sem dúvida que 2020 vai ser um ano de mudança e para o qual temos grandes expectativas.

 BP Toolbox: uma ferramenta ao serviço das frotas 
Como tem reagido o mercado à BP Toolbox?
A BP Toolbox tem tido uma aceitação muito boa do mercado e estamos muito satisfeitos com o que fizemos em 2019 junto dos clientes deste segmento. A BP Toolbox representa, de facto, uma forte inovação no mercado de portagens em toda a Europa e com vantagens concretas para as empresas de transporte, que com um único indentificador podem já circular em vários países da Europa. Neste momento, temos já muitos clientes a trabalhar com a BP e para 2020 temos um plano agressivo, mas sustentado para crescer.

Quais as principais vantagens da BP Toolbox para os clientes de frotas e em que mercados esta solução está disponível?
A BP Toolbox assegura que as frotas se desloquem eficazmente pela Europa com um único dispositivo e serviços associados. Disponibilidade atual de SEEP: Alemanha, Áustria, Bélgica (incluindo o túnel de Liefkenshoek), Espanha, França, Itália, Noruega (sistema AutoPass), Polónia SAM A4 Polaca (Cracóvia‑Katowice), Ponte de Oresund, Ponte Fjordforbindelsen Frederikssund, Ponte Storebaelt, Portugal.
Esperado em 2020/2021: Bulgária, Eslováquia, Eslovénia, Hungria, Polónia, República Checa, Roménia.

Na segunda metade de 2019 lançaram o Serviço Avançado da oferta BP Tollbox. O que o distingue?
O serviço avançado acrescenta a telemática à oferta inicial e permite que as frotas acedam a um serviço deste género integrado com a BP Toolbox.