As novidades para 2020 estão associadas às novas ofertas no campo da mobilidade e digitalização de serviços a frotas e que vão acelerar a nossa presença neste mercado em crescimento. Fundamentalmente, estamos a preparar o lançamento de uma nova plataforma de serviços online, apps para os condutores e ofertas de Fuels&Charge que vão integrar os abastecimentos em combustíveis líquidos e carregamentos elétricos num único cartão, assim como uma plataforma online de serviços e oferta na área da redução de carbono. Muitas novidades que, com toda a certeza, vão mais uma vez assinalar a força inovadora e constante diferenciação de uma marca como é a BP em Portugal.
O ano de 2019 foi um ano muito dinâmico e com bastante atividade na nossa área de cartões e serviços de frota. Em termos de resultados, conseguimos suplantar as nossas melhores expectativas com crescimentos acima de 9% em volume, aumento do número de clientes profissionais em carteira, maior share of wallet do portefólio e uma menor taxa de perdas de clientes. Este último ponto é de extrema importância, na medida que, num mercado maduro como é o nosso, a retenção de clientes é crítica para se manter um negócio saudável e com fortes indicadores de sustentabilidade. Nesta área, temos ferramentas e programas de atividade que incidem na satisfação dos clientes e na constante comunicação com o mercado.
Sem dúvida! Dentro do portefólio de países onde a BP opera serviços de frota, Portugal foi dos que mais cresceu, o que demonstra todo o esforço das equipas e força da marca BP em Portugal. Para nós, é um orgulho contar com um portefólio de clientes que gosta da marca e produtos BP e que confia nos nossos serviços para ter a sua frota na estrada em segurança e com acesso eficiente à rede de abastecimento em Portugal, assim como em toda a Europa.
A BP tem uma presença longa e histórica no negócio das frotas, quer seja de veículos ligeiros e/ou pesados. Sempre procurámos uma posição inovadora e de parceria com o mercado e clientes, de forma a atrair os clientes para os nossos serviços e postos de abastecimento. Em Portugal, a BP está com um plano de crescimento da rede de postos muito significativo e a contribuição dos cartões de frota tem sido fundamental para apoiar este crescimento. O negócio de frota tem um peso na ordem dos 30% no volume de combustíveis comercializados nos postos de abastecimento.
A nossa estratégia passa por evidenciar a BP como um parceiro inovador nos serviços e produtos para uma gestão de frota eficiente e com retorno para a empresa que investe nestas operações. Sem este elemento, seríamos apenas um fornecedor indiferenciado num mercado que procura novas soluções e olha para as empresas com a capacidade de investimento e tecnologia para melhorar a sua rendibilidade. Assim, temos este desígnio na nossa atuação e que materializamos através da melhoria dos serviços online, alargamento dos canais de contacto e captação de clientes, como é a nossa plataforma OAF, que permite uma adesão rápida e sem burocracias ao nosso cartão e no crescimento significativo da rede de postos de abastecimento em Portugal e na Europa. Em linha com esta estratégia, em 2019 lançámos uma rede de postos equipadas com bombas de abastecimento de AdBlue, que conta com mais de 40 postos, e instalámos pontos de carregamento rápido (PCR) em parceria com a EDP em 15 postos BP, os quais se vão estender para mais de 30 em 2020. Estamos assim a atender a mais necessidades dos clientes que vão beneficiar de uma experiência mais alargada e de valor com a BP.
A oferta BP assenta no cartão de frota BP PLUS e em todos os serviços associados à sua utilização em estrada. Na relação com a BP, os clientes vão tirar valor dos serviços de gestão e controlo na nossa plataforma digital, serviços na estrada de portagens e parking, abastecimento de combustíveis com a mais avançada tecnologia, como é o caso dos produtos BP ULTIMATE, uma rede de postos com Adblue e acesso a uma rede de pontos de carregamento elétrico rápidos.
Os nossos clientes de frota operam nos mais diversos sectores de atividade, nomeadamente empresas de transporte e logística, frotas mistas de serviços, sector empresarial de serviços e consumo, transportes de passageiros, bem como empresas de leasing e rent-a-car. No que diz respeito à sua dimensão, temos uma presença assinalável em todos os segmentos, destes os clientes mais pequenos até às grandes empresas.
A BP tem uma posição muito forte no mercado nacional, sendo que temos vindo a ganhar quota no mercado de frotas. Nos últimos anos, temos tido uma evolução muito positiva e 2019 foi mais uma vez o reflexo deste crescimento sustentado.
A BP tem um conjunto de parcerias com muito valor com associações empresariais e de consumidores em Portugal, o que nos permite disponibilizar as nossas ofertas a um conjunto alargado de clientes dentro dos segmentos que acima referi. Alguns exemplos que mostram a força da marca BP são a parceria histórica com a ANTRAL e com a ANTRAM, duas associações determinantes no panorama da atividade empresarial em Portugal. O mesmo se passa com a ARAC, que representa as empresas de rent-a-car e o ACP, que tem uma presença histórica no nosso país. Somos também um parceiro da Cruz Vermelha Portuguesa e ajudamos diariamente os seus serviços junto das comunidades. Tudo isto a par de muitas outras parcerias que exemplificam o quanto privilegiamos a relação direta com o mercado de frotas.
Para 2020, temos um plano concreto de lançamento de novas ofertas, crescimento da carteira de clientes, dos volumes e do share of wallet, bem como a aposta na digitalização e novos canais de mercado para chegar a cada vez mais clientes. A retenção está na nossa máxima prioridade e o investimento na melhoria da oferta tem este alvo bem definido. A BP Toolbox continuará no topo da nossa prioridade e a mobilidade vai ganhar uma nova dinâmica no universo BP. Sem dúvida que 2020 vai ser um ano de mudança e para o qual temos grandes expectativas.