Porque o desperdício alimentar não faz qualquer sentido, é preciso usar os sentidos!
É este o mote da campanha “Faz Sentido Usar os Sentidos”, desenvolvida para comunicar o lançamento da iniciativa de sensibilização pioneira que a Too Good To Go acaba de lançar para o selo “Observar, Cheirar, Provar” e que tem o intuito de ajudar os portugueses a interpretar e distinguir as diferenças entre datas de validade dos produtos alimentares, possibilitando às marcas a oportunidade de terem um papel mais ativo e presente neste processo de educação e sensibilização conjunta, face ao desperdício alimentar.
Apelando ao uso dos nossos sentidos, a mensagem é simples: antes de desperdiçar um alimento com rótulo de data de durabilidade mínima – “Consumir de preferência antes de...” ou “Consumir de preferência antes do fim de...” – pode e deve, caso o produto tenha sido conservado corretamente –, observar o produto e verificar se tem bom aspeto, cheirar e comprovar se mantém o odor habitual e, por fim, provar e verificar se não existe qualquer alteração no sabor. Se o alimento passar nestes três testes simples, significa que este mantém a sua segurança alimentar e está apto para consumo. O teste dos sentidos não deve, no entanto, ser aplicado em produtos com data de consumo limite, ou seja, “Consumir até...”. Nem este selo será adicionado a este tipo de produtos.
Consulte o site www.observarcheirarprovar.pt, onde poderá saber mais sobre as diferenças entre rótulos com “data limite de consumo” e “datas de durabilidade mínima”. Lá encontrará também várias dicas sobre conservação dos produtos e sobre a que tipo de rótulo deverá aplicar os seus sentidos.