Muito embora as perspetivas de utilização se apresentem positivas, a APFAC preocupa-se com a qualidade de aplicação do sistema ETICS, procurando a divulgação das boas práticas, por forma a garantir o conforto térmico das habitações e a promoção da poupança energética, entre outras vantagens.
Para o efeito, a APFAC reeditou o manual de aplicação ETICS e publicou um filme sobre a aplicação do sistema, ambos disponíveis no site da associação (www.apfac.pt).
O investimento da APFAC estende-se à formação através das Jornadas ETICS. Este é um evento desenvolvido em parceria com a ADENE (Agência para a Energia) e outras entidades, que tem como objetivo a promoção de boas práticas junto dos agentes da construção, em geral, e de alunos, em particular, considerados os futuros profissionais do sector.
Atribuindo um papel mais ativo ao consumidor final, a APFAC preocupa-se com o apoio à decisão destes consumidores no que toca à aquisição do sistema e considera que cabe às associações do sector e aos organismos estatais/entidades oficiais auxiliar nesse sentido.
De igual modo, está também em análise o retorno financeiro garantido pela poupança energética associada à aplicação do sistema ETICS. Por um lado, estamos perante uma boa decisão do ponto de vista técnico, garantido poupança energética, um assunto que vai além da esfera familiar e toca a sustentabilidade da sociedade como um todo. Por outro lado, temos uma boa decisão do ponto de vista financeiro, visto que a aquisição do sistema permite uma poupança efetiva no orçamento familiar. Estas decisões poderão ser influenciadas através da criação de incentivos à instalação do sistema ETICS, cabendo aqui às entidades estatais um papel determinante.