Numa era em que a sustentabilidade se tornou o fio condutor das estratégias do sector automóvel, cresce a importância de se encontrarem novas soluções de mobilidade. Este é, aliás, um campo em que se cruzam vários desafios. Em primeiro lugar, a necessidade de assegurar um meio ambiente saudável abre hoje caminho a soluções cada vez mais ecológicas, com uma aposta inequívoca na mobilidade elétrica. Este é o preço a pagar para quem não quiser perder a corrida da competitividade e da inovação. Não admira, por isso, que os veículos elétricos e híbridos plug‑in estejam a conquistar terreno nas estradas portuguesas, tanto junto de particulares como de clientes empresariais, vencendo as reservas iniciais ao nível das limitações de autonomia e de infraestruturas de suporte.
Em segundo lugar, à medida que as cidades crescem e aumenta o número de habitantes nos espaços urbanos, torna-se imperioso encontrar novas soluções funcionais e criativas, por forma a garantir uma mobilidade mais eficiente. Esta é também a única forma de, numa sociedade cada vez mais urbana, ir ao encontro da vontade das pessoas se movimentarem livremente e sem limites.
Consciente destes desafios, a SEAT tem investido no desenvolvimento de novas soluções de mobilidade acessíveis e sustentáveis, tanto para o meio ambiente, como para as cidades, as pessoas e as empresas. Não exageramos se dissermos que a marca está num processo de conversão no sentido de se tornar um fornecedor de serviços de mobilidade que vai muito além do fabrico de automóveis, procurando responder a uma das grandes tendências da mobilidade do futuro: a economia colaborativa, partilhada e sustentável.
É neste contexto que se enquadra o recente anúncio da SEAT de criação de uma nova unidade de negócio, a SEAT Urban Mobility, que integrará todas as soluções de mobilidade, tanto de produtos como de serviços e plataformas. Uma decisão que coincide, por exemplo, com a chegada ao mercado, este ano, da eScooter elétrica, com o anúncio do novo conceito e-Kickscooter e do conceito SEAT Minimó, um veículo 100% projetado para a mobilidade urbana e que combina o melhor do automóvel e da moto. Toda esta gama de produtos é concebida tanto para o cliente final (que valoriza a propriedade) como para frotas e serviços partilhados (por utilização).
No que ao mercado nacional diz respeito, a SEAT mantém a ambição de preservar a curva de crescimento que tem sido alcançada nos últimos anos. Um crescimento, diga-se, alicerçado numa base sustentada e sustentável, pois só desta forma será possível atingir os objetivos a que nos propomos a médio/longo prazo.
Ainda este ano, teremos o lançamento do SEAT Leon 5P e do SP, dois modelos com uma importância grande na marca. Mais para o final do ano está previsto o lançamento da primeira viatura totalmente elétrica e teremos vários modelos disponíveis com versões PHEV. Note-se que estas versões são assaz importantes para os clientes frotistas, na medida em que são viaturas mais económicas e proporcionam vantagens fiscais.
Assim, a estratégia da marca continuará a passar por uma aposta clara no cliente-empresa, na medida em que este tipo de cliente desempenha já um papel essencial nas vendas da SEAT em Portugal. Num passado recente, compensámos a desaceleração a que todos assistimos nas vendas a clientes privados com um incremento nas vendas no canal corporate. Para este desempenho muito contribuiu o forte investimento feito na implementação de programas específicos junto da rede de concessionários e a adaptação da nossa oferta comercial a este exigente canal.
Flexibilidade, eficiência e sustentabilidade, a par da digitalização, serão, porventura, os atributos que qualquer empresa hoje mais valoriza no âmbito da sua estratégia de mobilidade corporativa. Na SEAT mantemos a capacidade de criar ofertas ajustadas aos vários tipos de necessidades, quer a nível de valor quer a nível de viaturas com um excelente nível de equipamento. À boleia das novas tecnologias e com a preservação do meio ambiente sempre na mira, continuamos a garantir soluções competitivas para todo o tipo de clientes empresariais, desde empresários em nome individual às PME e às grandes empresas. Estamos convictos que não há outro caminho para quem, como nós, quer continuar a ser uma marca bem-sucedida.